quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Festival na Imprensa

Seia: Festival de Jazz recebe a «Bob Sands Big Band»
quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009
Diário Digital / Lusa

A «Bob Sands Big Band» é a estrela da quinta edição do festival internacional «Seia Jazz&Blues», que decorre a partir de sexta-feira na cidade de Seia, disse à Agência Lusa o director artístico do certame, António Ferro.

«É a primeira vez que conseguimos trazer aqui uma banda com esta dimensão» (21 músicos), o que «só é possível porque esta banda reside agora em Espanha», disse António Ferro, para quem, apesar do festival de Seia ser o mais afastado dos espaços tradicionais do Jazz, tem sido um sucesso.

O «segredo deste sucesso» está, segundo disse, «na forma simples e despretensiosa com que se faz chegar o Jazz aos novos públicos».

Já Mário Branquinho, responsável pela organização, prefere destacar a importância deste festival na formação de novos públicos e «no impacto positivo que este tem na formação musical dos mais novos».

«Todos os anos fazemos workshops junto das escolas secundárias e nas escolas de música», sublinhou Mário Branquinho, acrescentando que estas iniciativas «atraem para esta área da música o interesse de muitos jovens».

O «Seia Jazz&Blues» deste ano vai abrir com um concerto de «Budda Power Blues», um trio de Braga que inclui aquele que António Ferro considera «o melhor guitarrista português da actualidade» - Budda -, com uma sonoridade «a fazer lembrar a Band of Gypsys, de Jimi Hendrix».

O segundo dia será marcado pela actuação de Sherman Robertson, um músico inglês que vai trazer as sonoridades «Zydeco», música típica do Louisiana.

O segundo fim-de-semana do festival inclui os concertos de Ana Paula Oliveira, «uma das mais promissoras vozes femininas em Portugal», considera o director artístico do certame.

O festival encerra com o concerto da Big Band de Bob Sands, «um espectáculo que será, com certeza, memorável», afirmou.

Paralelamente, vão decorrer workshops, «Jam Sessions», uma feira do livro e do disco «Jazz», além das já tradicionais intervenções junto das escolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário